ATUALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ADOTADOS NA PMESP NA DOUTRINA DE GERENCIAMENTO DE CRISES, MODELO ESTÁTICO, PARA O MODELO DINÂMICO DE GESTÃO DE CRISES

Autores

Palavras-chave:

Sistema de Comando de Incidentes, Sistema de Comando de Operações e Emergências (SICOE), Organizações Criminosas Ultraviolentas

Resumo

O artigo apresenta a necessidade de atualização dos procedimentos de gerenciamento de crises na Polícia Militar do Estado de São Paulo, que atualmente está pautado no Sistema Estático, que não é suficiente para o gerenciamento de incidentes dinâmicos, tais como eventos envolvendo Atiradores Ativos ou Ataques Múltiplos Ataques Coordenados, que se caracterizam pela movimentação dos agressores em busca de suas vítimas e de seus alvos, que demandam um sistema dinâmico de gerenciamento de incidentes. Para tanto, foi realizada extensa pesquisa bibliográfica, documental e normativa. A pesquisa tem como justificativa a evolução dos incidentes dinâmicos, que põem em risco a ordem pública e o dever de eficiência consubstanciado na busca pela excelência dos serviços prestados ao cidadão, uma vez que procedimentos atualizados e adequados impactam diretamente na preservação de vidas e mitigação dos riscos envolvidos na atividade de segurança pública, notadamente no gerenciamento de incidentes. Dentre os resultados, depreendeu-se que há necessidade de adequação doutrinária e terminológica, além da integração dos sistemas de gerenciamento de crises da Policia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) com outros órgãos e instituições responsáveis para possibilitar o adequado funcionamento do Gabinete de Crise.

 

Biografia do Autor

Paulo Augusto Aguilar, Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)

Possui graduação em Bacharel Ciências Policiais da Segurança e Ordem Pública (1998) e em Ciências Jurídicas pela Universidade Bandeirantes (2004), Pós Graduação em Direito Penal, Administrativo e Processual Penal. Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança "Cel PM Nelson Freire Terra" (2018). Atualmente é professor do Instituto Mauá de Tecnologia, do Bacharelado e Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Polícia Militar do Estado de São Paulo - CAES. É Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: NIMS - National Incident Management System, Gerencimaneto de Micro e Macro Incidentes/Crises Policiais, ICS - Incident Command System, contraterrorismo, terrorismo e Processo Decisório.

CV: http://lattes.cnpq.br/3157820343640651

Marco Antonio da Silva Rodrigues, Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais - Polícia Militar do Estado de São Paulo (1998), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2011).

CV: http://lattes.cnpq.br/1681228518169835

Osvaldo da Silva Júnior, Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)

Possui mestrado em Mestrado em Ciência Policiais de Segurança e ordem pelo Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire (2019). Atualmente é Major QOPM da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CV: http://lattes.cnpq.br/4216418081917617

Djair Silva Souza, Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)

Possui mestrado em Mestrado em Ciência Policiais de Segurança e ordem pelo Centro de Altos Estudos de Segurança "Cel PM Nelson Freire"(2019). Atualmente é Major QOPM da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

CV: http://lattes.cnpq.br/1573591024164208

Adriano Giovanini, Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)

Graduado em Segurança Pública pelo Curso de Formação de Oficiais na Academia de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1992); Graduado em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica) pela Universidade Paulista -UNIP (2003). Título de Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) Título de Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo

CV: http://lattes.cnpq.br/5304924170631575

Ana Carolina Russo, Instituto Mauá de Tecnologia

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atualmente é professora e coordenadora de curso de especialização na área de segurança do trabalho do Instituto Mauá de Tecnologia. Há três anos desenvolve trabalhos em conjunto com a Policia Militar do Estado de São Paulo visando a melhoria na qualidade de vida desses profissionais.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Como Citar

Augusto Aguilar, P., da Silva Rodrigues, M. A., da Silva Júnior, O., Silva Souza, D., Giovanini, A., & Russo, A. C. (2022). ATUALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ADOTADOS NA PMESP NA DOUTRINA DE GERENCIAMENTO DE CRISES, MODELO ESTÁTICO, PARA O MODELO DINÂMICO DE GESTÃO DE CRISES. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 5(11), 144–159. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/124