Liderança de equipes de projetos e processos

o que abstrair do I Curso de Projetos para Capacitação de Recursos promovido pela ASSOFEPAR?

Autores

  • Dequex Araújo Silva Junior Polícia Militar da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36776/ribsp.v5i12.176

Palavras-chave:

Gestão de projetos e processos, Liderança, Mindset organizacional

Resumo

Este artigo é um relato da experiencias vivenciada no I Curso de Projetos para   Capacitação de Recursos Promovido pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR). Descreve os temas abordados no curso. Analisa, a partir do conteúdo programático, o melhor estilo de liderança de equipe à gestão de projetos e processos nas organizações policiais militares. Adotou-se o método indutivo através da observação participante e da pesquisa bibliográfica. Concluiu-se, a partir de uma tipologia de liderança, a mais adequada para as atividades em equipe e direcionadas à gestão de projetos e processos.

Biografia do Autor

Dequex Araújo Silva Junior, Polícia Militar da Bahia

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2013). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Polícia Militar da Bahia/Universidade Estadual da Bahia. Especialista em Segurança Pública pela Universidade Estadual da Bahia/Polícia Militar da Bahia (2013). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Batista Brasileira (2005). Graduado em Polícia pela Academia de Polícia Militar (1991). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira (2005). Foi professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da UFBA; professor da RENAESP/UFBA, dos Cursos de Especialização em Política e Gestão de segurança Pública e de Especialização em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e da Cidadania; e, professor do Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) da PMBA. Atualmente é professor do Curso de Especialização e Gestão Estratégica em Segurança Pública (CEGESP) da PMBA e orientador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da UFBa. Pesquisador CNPq do grupo de pesquisa Segurança Pública - UFBA. Editor do Blog "Reflexões sobre a Contemporaneidade", disponível em http:/dequexjr.blogspot.com. Membro e Diretor Regional do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP)

Referências

DWECK. Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Tradução S. Duarte. – 1ª ed. – São Paulo: Objetiva, 2017.

GONÇALVES, Robson Ribeiro. Cenários econômicos e tendências. – Rio de Janeiro: Editora FVG, 2011.

MARSHAL JUNIOR, Isnard. Gestão da qualidade e processos. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

PINHO, Tatiana Eleutério D’Almeida e. “Gestão orientada por processos: transformações organizacionais na Segurança Pública da Bahia”. BPM Scientific Magazine, Brasília, a. 1, n. 1, jan./dez. 2020.

RIBEIRO, Rafael Dias; CUNHA, Horácio da; RIBEIRO, Sousa. Gerenciamento de projetos com métodos ágeis. Rio de Janeiro: [s.n], 2015.

SUTHERLAND, Jeff. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Tradução de Natalie Gerhardt. – São Paulo: LeYa, 2014.

SWANSON, Charles R; TERRITO, Leonard. “Liderança Policial e Estilo De Comunicação Interpessoal”. Administração do Trabalho Policial: Questões e Análises. Jack R Greene, organizador; tradução de Ana Luísa Amêndola Pinheiro. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. – (Série Polícia e Sociedade; n 5/ Organização: Nancy Cardia).

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

Silva Junior, D. A. (2023). Liderança de equipes de projetos e processos: o que abstrair do I Curso de Projetos para Capacitação de Recursos promovido pela ASSOFEPAR?. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 5(12), 181–193. https://doi.org/10.36776/ribsp.v5i12.176

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Relatório de Viagens de Estudo