GUERRA ÀS DROGAS EM MATO GROSSO

um olhar sobre os processos de tráfico na Comarca de Cuiabá na vigência do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas.

Autores

Palavras-chave:

Lei n.. 11.343/2006, Narcotráfico, Crime, Políticas de enfrentamento, Mato Grosso

Resumo

Este estudo buscou compreender o contexto da política de enfrentamento às drogas na Comarca de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, na vigência do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, conforme os processos criminais de tráfico tramitados na Comarca de Cuiabá/MT, instaurados no ano de 2012 e decompostos de modo a formular o perfil dos réus, as características dos fatos e dos procedimentos processuais. A pesquisa é exploratória com suporte documental e abordagem quantitativa e qualitativa, delineada como estudo de caso. A amostra de análise foi formada pelos processos de tráfico instaurados em 2012 e sentenciados até junho de 2013, nas duas Varas Especializadas da Comarca de Cuiabá – MT, a partir das informações do sistema de banco de dados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, de maneira descritiva. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e tabulados manualmente. Os resultados indicam um necessário debate em relação ao modelo de atuação policial referente à Lei n. 11.343/2006.

Biografia do Autor

Alana Derlene Sousa Cardoso Trindade, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Delegada de Polícia em Mato Grosso desde 2002, bacharel em Direito pela UFMT, especialista em Gestão de Segurança Pública pela Academia Costa Verde PMMT, especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de MT e Mestranda em Sociologia pela UFMT (2019/2021)

Downloads

Publicado

2020-05-29

Como Citar

Sousa Cardoso Trindade, A. D. (2020). GUERRA ÀS DROGAS EM MATO GROSSO: um olhar sobre os processos de tráfico na Comarca de Cuiabá na vigência do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 3(6), 136–150. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/68