PREVENÇÃO SITUACIONAL

uma reflexão sobre sua aplicabilidade na redução dos delitos

Autores

  • Thiago Lívio Quintairos Galvão Polícia Militar de Santa Catarina
  • Miguel Ângelo Silveira Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina

Palavras-chave:

Segurança Pública, Prevenção do delito, Prevenção situacional

Resumo

O trabalho reflete sobre a utilização da ferramenta “prevenção situacional” na redução dos delitos. Quanto à metodologia empregada, trata-se de pesquisa aplicada, por meio do método dedutivo. Apresenta-se alguns modelos preventivos de delitos, discutindo-se sobre a necessidade de dados confiáveis para a implementação de programas de prevenção. O estudo aponta que a prevenção situacional é uma importante ferramenta de prevenção ao delito, devendo ser valorizada pelo gestor de segurança pública. Nesse sentido, sugere-se a criação de uma plataforma de dados on-line, onde se reúnam ações implementadas concernentes às estratégias de prevenção situacional. Dessa maneira, constituir-se-ia um acervo seguro de informações a serviço tanto das instituições de segurança pública como do cidadão.

 

Biografia do Autor

Thiago Lívio Quintairos Galvão, Polícia Militar de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Policiais no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), Florianópolis-SC; Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro- RJ; Bacharel em Direito na Uiversidade da Amazônia (UNAMA); Curriculum Lattes:

<http://lattes.cnpq.br/5840596038696421>.

Miguel Ângelo Silveira, Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (ECG/UFSC)); Mestrado em Engenharia Civil (UFSC); Bacharelado em Segurança Pública na Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Curso de Formação de Oficiais – Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM); Curriculum Lattes: < http://lattes.cnpq.br/6146290080166038>.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

Lívio Quintairos Galvão, T., & Ângelo Silveira, M. (2020). PREVENÇÃO SITUACIONAL: uma reflexão sobre sua aplicabilidade na redução dos delitos. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 3(6), 151–166. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/69