REINCIDÊNCIA CRIMINAL E CRIMINALIDADE EM SÉRIE

aspectos conceituais e revisão da literatura

Autores

Palavras-chave:

Reincidência criminal., Crime em série., Criminoso em série, Criminoso Habitual, Carreira Criminal., Criminoso Profissional.

Resumo

O artigo tem como objetivo realizar uma abordagem teórica sobre os conceitos de reincidência criminal e criminosos em série, por meio de revisão da literatura, a fim de apresentar um quadro teórico que apresente as distinções entre os conceitos, os quais comumente são utilizados de maneira equivocada. Por meio do trabalho descreveu-se um arcabouço que apresenta os elementos constitutivos e que diferencia cada um dos conceitos, além de realizar de maneira sintética um apanhado dos principais trabalhos que utilizam tais conceitos. Dessa forma, conclui-se que o artigo serve como base para a elaboração de trabalhos futuros que abordem a mesma temática, considerando principalmente a questão de que há no Brasil uma lacuna acadêmica que aborde os criminosos em série, principalmente.

Biografia do Autor

Antônio Hot Pereira de Faria, Polícia Militar de Minas Gerais

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2012), possui graduação em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2007) e graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Tem experiência profissional na área de Administração Pública, com ênfase em Segurança Pública, Operações de Controle de Distúrbios, Planejamento Operacional e Patrulhamento Tático. Experiência docente nas disciplinas de Análise Criminal e Metodologia científica.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Hot Pereira de Faria, A. (2020). REINCIDÊNCIA CRIMINAL E CRIMINALIDADE EM SÉRIE: aspectos conceituais e revisão da literatura. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 3(6), 167–185. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/70