PROTOCOLO POLICIAL

teoria, sistematização e importância para sobrevivência na atividade profissional

Autores

Palavras-chave:

Protocolos institucionais, Segurança Pública, Normalização, Profissionalização, Sobrevivência policial

Resumo

RESUMO: O presente artigo versa acerca da urgência/necessidade da institucionalização de protocolos técnicos operacionais nas corporações policiais brasileiras. Essa demanda decorre inicialmente pela carência de normalização de procedimentos técnicos específicos de segurança pública, bem como pela constatação do alto índice de vitimização em intervenções policiais, no Brasil, seja de suspeitos ou dos próprios policiais, em especial, nas polícias militares. Produzido a partir de pesquisa bibliográfica, teve como referente empírico a pesquisa realizada na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, onde a ausência desses protocolos denuncia que apesar dos avanços na formação técnica, essas corporações, em geral, ainda têm um longo percurso no processo de profissionalização, sobretudo a partir da formalização de procedimentos técnicos operacionais originados de saberes profissionais alicerçados em conhecimentos técnicos e em pesquisa científica.

Biografia do Autor

João Batista da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN - 1999), especialista em Polícia Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduação em Ciências Sociais (UFRN - 2005), mestrado em Ciências Sociais (UFRN - 2009) e doutorado em Educação (UFRN - 2017). Atualmente é Major da PMRN, professor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do RN, professor da graduação da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte e professor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte e da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, políticas públicas, polícia militar, formação profissional, violência, polícia comunitária, entre outros. É membro fundador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) e integrante do Conselho Editorial da Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RBISP).

Downloads

Publicado

2020-08-20

Como Citar

Batista da Silva, J. (2020). PROTOCOLO POLICIAL: teoria, sistematização e importância para sobrevivência na atividade profissional. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 3(7), 90–104. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/77