POLICIAMENTO COMUNITÁRIO NO CEARÁ

uma análise do Programa Ronda do Quarteirão

Autores

  • Leandro de Abreu Andrade Polícia Militar do Ceará (PMCE)

Palavras-chave:

Segurança Pública, Policiamento Comunitário, Ronda do Quarteirão, Polícia Militar, Ceará

Resumo

O conceito de Segurança Pública como direito individual, social, fundamental e garantido constitucionalmente no Brasil é um tema alvo de diversas discussões, estudos e proposituras de políticas públicas que visam a paz social. Após um período de alta nos índices de criminalidade no Ceará, um candidato ao Governo do Estado, lança uma proposta inovadora: o Programa Ronda do Quarteirão. Baseado em estudos de modelos de policiamento comunitário pelo mundo, este programa é bem recepcionado pela população cearense e leva o seu propositor à vitória nas eleições. Realizada sob uma perspectiva qualitativa de cunho bibliográfico e documental, esta pesquisa objetiva realizar uma análise deste programa de policiamento comunitário que, mesmo levando um candidato à eleição e reeleição com resultados expressivos, durou apenas uma década. Após breve explanação do sistema de segurança pública e policiamento ostensivo brasileiros, são abordadas questões que envolvem e relacionam polícia e política. É realizado memorial descritivo do Programa Ronda do Quarteirão abordando seu início, desde a fase piloto do projeto até sua implantação de fato, bem como sua expansão da capital para o interior do Estado; sua atuação com as devidas expectativas, avaliações e críticas; e o período de declínio e de extinção deste projeto. Depreende-se, deste estudo, a necessidade social de um sistema de policiamento que se aproxime da população e que eleve o agente policial a uma condição de transformador social. Porém, esta não é uma tarefa fácil, as políticas públicas devem estar atentas às dinâmicas sociais e, a estas, se adequar.

 

Biografia do Autor

Leandro de Abreu Andrade, Polícia Militar do Ceará (PMCE)

Mestrando em Educação, Especialista em Arte-Educação, Bacharel em Administração, Professor e Músico. Fundador e integrante do Quarteto de Trombones do Ceará, onde permaneceu de 2006 até 2010. Fundador da Associação de Trombonistas do Estado do Ceará - ATECE, em 2008, onde atuou até o ano de 2013. Organizador dos Fóruns de Trombonistas realizados na cidade de Fortaleza. Participou de espetáculos em edições do Festival Eleazar de Carvalho, do Festival de Música de Ibiapaba e do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. Atualmente é músico da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará; Integrante da Big Band da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, desde 2014, onde realiza pesquisas sobre o gênero do Jazz e suas aplicações nas big bands; Professor de Trombone, Bombardino e Tuba da Escola de Música Chiquita Braga.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

de Abreu Andrade, L. (2020). POLICIAMENTO COMUNITÁRIO NO CEARÁ: uma análise do Programa Ronda do Quarteirão. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 3(7), 181–193. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/83