A METODOLOGIA INVESTIGATIVA POLICIAL CONTEMPORÂNEA EM DISCUSSÃO

Um estudo de caso na Polícia Civil do Estado de Goiás

Autores

Palavras-chave:

Investigação Policial, Análise Criminal Tática, Análise de Vínculo, Análise criminal híbrida

Resumo

Diante do universo de informações e do desafio em determinar quais são relevantes, é necessário refletir sobre a atuação policial na atualidade, principalmente na investigação de crimes complexos. Portanto, o objetivo do artigo é discutir a metodologia da investigação policial, alicerçada em fontes de conhecimento de Inteligência Policial (Análise de Vínculo) e da Análise Criminal (especialmente a Tática). Adotou-se uma abordagem indutiva, por meio da revisão crítica da literatura e da metodologia Theory Building from cases. Para tanto, analisou-se um complexo caso de crime contra a ordem tributária investigado pela Polícia Civil goiana, destacando a metodologia da Análise Criminal adotada e o papel do analista para a prestação de um serviço público de qualidade. Concluiu-se que a procedimentalização da atividade do analista criminal contribuiria diretamente para a maior eficiência do trabalho investigativo policial.

Biografia do Autor

Yasmine Caroline Viana Soares, Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é agente de polícia - Secretaria da Segurança Pública de Goiás. Co-autora do livro Manual do Relatório de Investigação Criminal. Atuando principalmente nos seguintes temas: polícia civil do estado de goiás, carreira profissional, cargo, função, investigação criminal e ética.

CV: http://lattes.cnpq.br/3207566467078010 

Thiago Henrique Costa Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Direito Agrário (UFG) e Graduado em Direito (UFG). Tem especializações em Direito Público, pelo Centro Universitário UniGoiás, em Direito Penal e Processo Penal e em Perícia Contábil pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Perito Criminal na Superintendência de Polícia Científica do Estado de Goiás. Professor e pesquisador do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sendo titular da cadeira de Direito Constitucional. Coordena os Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GEMA/UEG), em Natureza, Estado, Sociedade e Direito (GENES/UEG) e em Políticas Públicas e Agrariedades (GEPPA/UNIALFA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Agrário, atuando principalmente nos seguintes temas: (des)envolvimento rural, políticas públicas, territorialidades, neoliberalismo, segurança e soberania hídrica e alimentar.

CV: http://lattes.cnpq.br/0761167066175470

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Viana Soares, Y. C., & Costa Silva, T. H. (2021). A METODOLOGIA INVESTIGATIVA POLICIAL CONTEMPORÂNEA EM DISCUSSÃO: Um estudo de caso na Polícia Civil do Estado de Goiás. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 4(10), 94–112. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/110