FUNDAMENTOS DA ESCOLA CLÁSSICA DA CRIMINOLOGIA E PERSPECTIVAS DOS CADETES DA PMDF

Ainda pensamos como os Clássicos?

Autores

  • Ricardo Ziegler Paes Leme ISCP/PMDF
  • Felizardo Carneiro Brito Júnior
  • Brunno Miranda Barros

Palavras-chave:

Escola Clássica da Criminologia, Perspectivas de Cadetes da PMDF, Crime como escolha individual

Resumo

A pesquisa apresenta as premissas da Escola Clássica da Criminologia, sua base filosófica, seus principais expoentes, métodos e implicações em políticas criminais atuais e avalia se os cadetes da 22ª Turma da PMDF se identificam com seus postulados, buscando analisar quais políticas criminais e soluções na seara criminal serão área de interesse dos futuros comandantes.

 

Nesse sentido, indagou-se, se os cadetes se identificavam com esses postulados? O fato de alguns desses cadetes já terem experiências em agências do Sistema Penal, interferiam em suas concepções?

 

Para responder essas questões, a metodologia da pesquisa consistiu em pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários aos cadetes da 22ª Turma, tendo como hipóteses que os cadetes que já exerceram funções no sistema criminal teriam maior identificação com a Escola Clássica.

O universo da amostra foi de 115 (cento e quinze) cadetes da 22ª Turma do CFO. Foram colhidos 87 (oitenta e sete) questionários respondidos manualmente e alimentados pelos pesquisadores na plataforma “SurveyMonkey”, o que corresponde a 75% da população total objeto do estudo.

Com base na análise dos resultados foi possível constatar que a maioria significativa dos cadetes da 22ª Turma se identificam com pressupostos e valores da Escola Clássica da Criminologia.

 

Biografia do Autor

Ricardo Ziegler Paes Leme, ISCP/PMDF

Cadete do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal. Bacharel em Administração (Universidade de Brasília – UnB -2010). Bacharel em Direito (Centro Universitário de Brasília-UniCEUB- 2015). Bacharelando em Ciências Policiais (Instituto Superior de Ciências Policiais ISCP/APMB-2018-2020).

Felizardo Carneiro Brito Júnior

Cadete do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal. Licenciatura em Física(Universidade Federal de Alagoas- UFAL- 2015). Bacharelando em Ciências Policiais (Instituto Superior de Ciências Policiais ISCP/APMB-2018-2020).

Brunno Miranda Barros

Cadete do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal. Bacharel em Direito (Centro de Educação Superior de Brasília - IESB- 2010). Bacharelando em Ciências Policiais (Instituto Superior de Ciências Policiais ISCP/APMB-2018-2020).

Downloads

Publicado

2020-01-03

Como Citar

Ziegler Paes Leme, R., Carneiro Brito Júnior, F., & Miranda Barros, B. (2020). FUNDAMENTOS DA ESCOLA CLÁSSICA DA CRIMINOLOGIA E PERSPECTIVAS DOS CADETES DA PMDF: Ainda pensamos como os Clássicos?. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 2(5), 50–71. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/54