AS CANÇÕES MILITARES EM TREINAMENTOS POLICIAIS

revisão de estudos do Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás

Autores

  • Leon Denis da Costa ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS

Palavras-chave:

Canções militares, Treinamento, Socialização, Polícia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão de estudos sobre canções militares realizados no ano de 2018 por alunos do “Curso de Pós-Graduação Especialização lato sensu Polícia e Segurança Pública” concomitante ao curso de formação profissional coordenado pelo Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás que aconteceu em vários municípios do Estado. A pesquisa focou nas canções não oficiais, isto é, aquelas que são improvisadas ou não estão regulamentadas em manuais ou normas institucionais da corporação, mas que mesmo assim são entoadas nos cursos de formação profissional durante os treinamentos, sejam em marchas ou corridas. Os estudos revisados evidenciam que os cânticos são ferramentas empregadas cotidianamente nos cursos de formação e especialização de policiais militares para a socialização dos novatos que ingressam as corporações e, de acordo com as percepções dos militares, produzem efeitos positivos no desempenho das atividades físicas.

Biografia do Autor

Leon Denis da Costa, ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS

Major da Polícia Militar de Goiás. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Letras pela UFG.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Denis da Costa, L. (2020). AS CANÇÕES MILITARES EM TREINAMENTOS POLICIAIS: revisão de estudos do Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 3(6), 186–196. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/71