Ações de enfrentamento às doenças mentais

Aproximações entre a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Militar do Distrito Federal

Autores

  • Reycilane Carvalho Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Robson Correia Pacheco Polícia Militar da Bahia (PMBA)
  • Edmilton Ricardo Emanuel Marques dos Reis Polícia Militar da Bahia (PMBA)
  • Uendel Ledhir da Costa Malinosky Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

DOI:

https://doi.org/10.36776/ribsp.v7i19.248

Palavras-chave:

Saúde mental, Direitos Humanos, Policial Militar, Políticas Públicas, Prevenção

Resumo

Este artigo analisa as ações institucionais voltadas ao enfrentamento de doenças mentais entre policiais militares, com foco nas experiências das Polícias Militares da Bahia (PMBA) e do Distrito Federal (PMDF). Parte-se do reconhecimento de que a atividade policial é fortemente atravessada por fatores estressores que afetam a saúde mental dos profissionais, como a sobrecarga de trabalho, a cultura organizacional hierarquizada e os riscos da função. O objetivo central da pesquisa é verificar se, a partir do estudo realizado por Minayo, Souza e Constantino na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), é possível identificar respostas institucionais concretas de cuidado à saúde mental em outras corporações estaduais. Adotou-se como metodologia a análise documental e bibliográfica, com base no estudo citado e em dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, além da descrição das estruturas organizacionais e dos programas desenvolvidos pela PMBA e PMDF. Os resultados indicam que ambas as corporações dispõem de estruturas voltadas à saúde mental, mas enfrentam limitações em termos de efetividade e alcance. A pesquisa conclui que há avanços significativos nas ações preventivas e de acolhimento, mas ainda há desafios a serem enfrentados, sobretudo quanto à superação do estigma, à integração entre departamentos e à institucionalização de uma política nacional de saúde mental voltada aos profissionais de segurança pública.

Biografia do Autor

Reycilane Carvalho Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2009), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás/UNICAMP (2013), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2017) e pós doutorado pelo Núcleo Interdisciplinar em Direitos Humanos (NIDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), todos os títulos acadêmicos realizando pesquisa na área de segurança pública. Trabalha como professora e orientadora no mestrado em Segurança Pública Nacional pelo Ministério da Justiça no convênio estabelecido com a Universidade Federal de Goiás (UFG). É membro da Liga Latino Americana de Estudos Militares e da Academia Goiana de Letras, Ciência e Cultura dos militares do estado de Goiás, ocupando a cadeira do ex ministro da saúde Dr. Henrique Santillo. É pesquisadora da Liga Nacional de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), do Comitê Nacional de Bombeiras Militares do Brasil, do Núcleo de Estudos Sobre Trabalho (NEST) e do Instituto Brasileiro de Segurança Pública. Atuou como coorientadora no Doutorado em Segurança Pública do Estado de Goiás realizado em convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi pesquisadora atuante no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás durante os anos de 2020 a 2024, no Centro de Operações em Tecnologias de Incêndio (COTI). É parecerista da Revista Nacional de Segurança Pública, Revista Brasileira Especializada em Segurança Pública e Revista Brasileira de Bombeiros Flammae. É docente em metodologia científica e orientadora no Curso de Especialização em Gestão em Segurança Pública (CEGESP) da SSPJGO/UEG, Curso em Altos Estudos em Segurança Pública da SSPJGO/UEG e Curso de Especialização em Segurança Pública da Academia da Polícia Militar de Goiás. É Comendadora da cidade de Anápolis/Goiás e sargento combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) desde de 2001 onde atua como assessora no Projeto Visitando Nossa História com pasta de trabalho coordenada pelo Chefe do Estado Maior do CBMGO, realizando atividades de pesquisa sobre a saúde dos veteranos, história imaterial e história institucional do CBMGO. Tem experiência na área de Sociologia do trabalho, Direito do Trabalho e Direitos Humanos em Segurança Pública com ênfase na saúde, segurança e qualidade de vida de profissionais da segurança pública,. Atua como pesquisadora e docente nos seguintes temas: identidade, gênero, reconhecimento, trabalho, direitos humanos, direito à saúde, direito do trabalho, doenças ocupacionais e valorização profissional.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/3145028573924533

Robson Correia Pacheco, Polícia Militar da Bahia (PMBA)

É Doutor Honoris causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e a Ordem de Capelões do Brasil. É bacharel em Direito pela Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) e em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Administração Pública pela UEFS; em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela secretaria Nacional de Segurança Pública; em Gestão Estratégica da Segurança Pública pela UNEB, dentre outras.Foi condecorado com a Medalha do Mérito da Casa Militar do Governador do Estado da Bahia; do Mérito Bombeiro Militar e Conselheiro Almeida Couto, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), do Mérito Policial Militar da PMBA; do Mérito Policial Militar da PMAM e Medalha Institucional Zumbi dos Palmares da PMAL.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/4572141721437369

Edmilton Ricardo Emanuel Marques dos Reis, Polícia Militar da Bahia (PMBA)

Oficial Superior da PMBA, bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Segurança Pública, em Relações Públicas e Ouvidoria e em Gestão Estratégica da Segurança Pública. Docente em Língua Inglêsa. Gestor de Unidades de Ensino e de Operações em Segurança Pública. Avaliador do Prêmio Polícia Militar de Gestão da Qualidade (Modelo de Excelencia da Qualidade/FNQ). Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás em parceria com a SENASP/MJSP.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/7598105209277815

Uendel Ledhir da Costa Malinosky, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

Possui graduação em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Segurança Pública;Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Brasília (2006);Possui Pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Processus (2010);Possui Pós-graduação em Ciências Jurídicas, Área de Conhecimento: Educação pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011);Possui Pós-graduação em Ciências Jurídicas, Área de Conhecimento: Ciências Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015);Possui o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Brasília (2017);Possui o Curso de Altos Estudos pela Academia de Polícia Militar de Brasília (2024).Cursos e Especializações:Curso de Direitos Humanos | Secretaria Nacional de Segurança Pública | 12/05/2008 a 16/06/2008Curso Básico de Inteligência | Polícia Militar do Distrito Federal | 01/09/2008 a 26/09/2008 (144 horas)Curso de Extensão Universitária Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais | Universidade Federal de Santa Catarina | 01/09/2008 a 01/12/2008Curso Teórico de Piloto Privado de Avião e Helicóptero | Departamento da Força Nacional de Segurança Pública | concluído em 23/10/2009 (460 horas)Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária - Sistema Koban | Secretaria Nacional de Segurança Pública e Polícia Militar do Estado de São Paulo | concluído em 27/08/201044 Edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional de Segurança Pública | 20/08/2012 a 07/09/2012Curso Teórico de Piloto Comercial de Helicóptero | GF Escola de Aviação | 19/10/2012 a 29/03/2013 (260 horas)Curso de Especialização em Policiamento de Trânsito | Polícia Militar do Distrito Federal | 17/10/2016 a 15/12/2016.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/8645088857282834

Referências

ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA . São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano 18, 2024. Disponivel em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica/. Acesso em: 01 de out. 2024.

BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout: o processo de adoecer pelo trabalho. In: BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. (Org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 21-91.

BRASIL. SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Perfil dos cargos das instituições estaduais de segurança pública: estudo profissiográfico e mapeamento de competências. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2012.

CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003, p. 39-53.

CZERESNIA, Dina. The concept of health and the difference between prevention and promotion. Cadernos de Saúde Pública, v. 15, n. 4, p. 701-709, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400004. Acesso em: 02 de out. 2024.

MELO, Biankarla Santos Bárbara. Impacto da atividade profissional sobre a saúde física e mental de profissionais da segurança pública – análise bibliométrica. Revista Brasileira de Ciencias Policiais, vol. 13, n. 7, p. 29-54, jan./abr. 2022.

MINAYO, M. C. S. SOUZA, E. R. CONSTANTINO, P., coords. Capítulo 12: Prazer, Estresse e Sofrimento Mental. In : Missão prevenir e proteger: condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008. 328 p. ISBN 978-85-7541-339-5.

SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100003. Acesso em: 02 de out. 2024.

SYKES, G.; MATZA, D. Técnicas de neutralización: una teoría de la delincuencia. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 52, p. 163-170, jan. – abr. 2008.

SOUSA VALE FERREIRA DA SILVA , Francisca; ANTÃO DE ALENCAR CARVALHO, Tales; DE DEUS BARBOSA DA MOTA, Paulo; NUNES DE

SOUSA ALENCAR VASCONCELOS, Vanessa. Promoção da saúde do policial militar: avanços, desafios e tendências em saúde mental. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 194–213, 2024. DOI: 10.31060/rbsp.2024.v18.n1.1764. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/1764. Acesso em: 26 set. 2024.

SOUSA, José Edir Paixão de. PAIXÃO, Évna América de Aquino Leitão. Saúde e trabalho na segurança pública : reflexões científicas e experiências práticas. Iguatu, CE : Quipá Editora, 2022. 61 p.

SOUZA, E. R. de ., Schenker, M., Constantino, P., & Correia, B. S. C.. (2013). Consumo de substâncias lícitas e ilícitas por policiais da cidade do Rio de Janeiro. Ciência & Saúde Coletiva, 18(3), 667 676. https://doi.org/10.1590/S141381232013000300012

SOARES, Frederico Fagundes. A justiça da polícia: as mortes de civis em operações policiais na perspectiva da Polícia Militar da Bahia. 205 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) -- Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2019.

TEDESCHI, Marcos Antonio. Bases teóricas da administração de ambientes de informação. – Brasília, DF : CAPES : UAB ; Rio de Janeiro, RJ : Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018. 162 p. : il.

Downloads

Publicado

2025-08-30

Como Citar

Silva, R. C., Pacheco, R. C., Reis, E. R. E. M. dos, & Malinosky, U. L. da C. (2025). Ações de enfrentamento às doenças mentais: Aproximações entre a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Militar do Distrito Federal. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 7(19), 103–118. https://doi.org/10.36776/ribsp.v7i19.248