Liderança na Segurança Pública
Formação, treinamento e desenvolvimento de líderes
DOI:
https://doi.org/10.36776/ribsp.v6i16.217Palavras-chave:
Liderança, Doutrina militar, Liderança militar, Polícia MilitarResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a liderança como capacidade inata e capacidade adquirida por meio de formação, treinamento e desenvolvimento nas instituições de Segurança Pública, em especial, as policiais militares, que pela sua singularidade precisam de líderes com visão holística e que respondam prontamente em situações complexas. Para cumprir esse objetivo, mediante revisão narrativa, sintetiza-se a importância da doutrina militar na formação dos policiais militares e o desenvolvimento da liderança militar, exemplificando como é o processo de formação e treinamento de líderes em três instituições militares americanas. Diferente das instituições brasileiras, as instituições americanas desenvolvem ações ao longo da carreira de seus servidores que buscam desenvolver a capacidade de liderança para aumentar a qualidade e a eficácia na prestação de serviços. Conclui-se que a liderança deve ser fomentada nas instituições de Segurança Pública brasileira que cada vez mais se deparam com missões não rotineiras que envolvem risco a vida das vítimas e de suas tropas.
Referências
AVOLIO, Bruce J.; GARDNER, William L. Authentic leadership development: Getting to the root of positive forms of leadership. The Leadership Quarterly, vol. 16, no 3, p. 315–338, jun. 2005. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2005.03.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2005.03.001
BENNETT, Nathan; LEMOINE, G. James. What a difference a word makes: Understanding threats to performance in a VUCA world. Business Horizons, vol. 57, no 3, p. 311–317, maio 2014. DOI 10.1016/j.bushor.2014.01.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681314000020. Acessado em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.01.001
BOLDEN, Richard. What is leadership development: purpose and practice? Exeter, United Kingdom: [s. n.], 2005. Disponível em: http://centres.exeter.ac.uk/cls/documents/LSWreport2.pdf. Acessado em: 2 ago. 2023.
BRASIL. Manual de Campanha C20-10 - Liderança Militar. Brasília, DF, Brasil: Estado-Maior do Exército, 24 ago. 2011.
BRASIL. ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. Manual Básico da Escola Superior de Guerra. 1998o ed. Rio de Janeiro: ESG, 1998. vol. 1, .
BUILDER, Carl H.,; BANKES, Steven C.; NORDIN, Richard. Command Concepts A Theory Derived from the Practice of Command and Control. Washington: Paperback, 1999.
CAMARGO JÚNIOR, Raimundo Nonato Colares; SILVA, Wellinton Conceição da; SILVA, Éder Bruno Rebelo da; SÁ, Pedro Rodrigues de; FRIAES, Ellen Peixoto Pinon; COSTA, Brenda Oliveira da; ROCHA, Clarisse Beltrão Rosas; SILVA, Louise Cristhine Monteiro Silva da; BORGES, Daniel Clarismundo; CRUZ, Simone Lobato Ferreira da; NINA, Leonice Maria Bentes; OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio. Revisão integrativa, sistemática e narrativa: aspectos importantes na elaboração de uma revisão de literatura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, vol. 28, no 1, dez. 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/224932. Acessado em: 17 out. 2023.
CHAMBERS, John. Liderança e noções de militar. In: The Oxford Companion to American History Militar. [S. l.: s. n.], 2000. Disponível em: Encyclopedia.com. Acessado em: 21 fev. 2010.
CHINN, Peggy L. The traditional literature review. Nurse Author & Editor, vol. 31, no 3–4, p. 62–64, dez. 2021. DOI 10.1111/nae2.29. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/nae2.29. Acessado em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/nae2.29
DAY, David V. LEADERSHIP DEVELOPMENT: A REVIEW IN CONTEXT. Leadership Quarterly, vol. 11, no 4, p. 581–612, 2001. . DOI: https://doi.org/10.1016/S1048-9843(00)00061-8
EGGENBERGER, J.C. Toward A General Model of Military Leadership for the Canadian Armed Forces. Kingston, Ontario: [s. n.], 1979. Disponível em: https://rusiviccda.org/toward-a-general-model-of-military-leadership-for-the-canadian-armed-forces/. Acessado em: 2 ago. 2023.
FERRARI, Rossella. Writing narrative style literature reviews. Medical Writing, vol. 24, no 4, p. 230–235, dez. 2015. DOI 10.1179/2047480615z.000000000329. Disponível em: https://journal.emwa.org/writing-for-lay-audiences/writing-narrative-style-literature-reviews/. Acessado em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1179/2047480615Z.000000000329
FOUREAUX, Péricles de Souza; SOUZA, Mozart Luiz Soares de; COSTA, Alcino Lagares Cortes; MIRANDA, Josemar Trant de; REIS, Marco Antônio Gomide; MACHADO, Marcos Aurélio. Manual de Trabalho de Comando (MTP – 11 – 2 – PM). Belo Horizonte: Polícia Militar de Minas Gerais, 1990.
GÓMEZ, Emiliano. Liderança Ética. Um desafio de nosso tempo. São Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2008.
GRANT, Maria J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: An analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, vol. 26, no 2, p. 91–108, jun. 2009. https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x
GREEN, Bart N; JOHNSON, Claire D; ADAMS, Alan. Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of Chiropractic Medicine, vol. 5, no 3, p. 101–117, 2006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2647067/#. Acessado em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/S0899-3467(07)60142-6
LAGACE, Martha. How the U.S. Army Develops Leaders. 7 abr. 2003. Harvard Business School. Disponível em: https://hbswk.hbs.edu/item/how-the-u-s-army-develops-leaders. Acessado em: 2 ago. 2023.
MARCUS, Leonard J.; MCNULTY, Eric J; HENDERSON, Joseph M.; DORN, Barry C. You’re It_ Crisis, Change, and How to Lead When It Matters Most. 1o ed. New York: PublicAffairs, 2019.
PARÉ, Guy; TRUDEL, Marie Claude; JAANA, Mirou; KITSIOU, Spyros. Synthesizing information systems knowledge: A typology of literature reviews. Information and Management, vol. 52, no 2, p. 183–199, 2015. DOI 10.1016/j.im.2014.08.008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378720614001116. Acessado em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.im.2014.08.008
STRATTON, Samuel J. Literature Reviews: Methods and Applications. Prehospital and Disaster Medicine, vol. 34, no 4, p. 347–349, 1 ago. 2019. DOI 10.1017/S1049023X19004588. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/prehospital-and-disaster-medicine/article/literature-reviews-methods-and-applications/70581E0B68B491693E8360DE39E0D6E4. Acessado em: 17 out. 2023.
UNITED STATES GOVERNMENT. Personnel-General Army Profession and Leadership Policy. Army Publishing Directorate. United States: [s. n.], 4 maio 2017. Disponível em: https://armypubs.army.mil/epubs/DR_pubs/DR_a/pdf/web/ARN3758_AR_600-100_FINAL_WEB_.pdf. Acessado em: 31 jul. 2023.
U.S. AIR FORCE. Leaders aren´t born, they´re made in Air Force ROTC. 2 ago. 2023. U.S. Air Force. Disponível em: https://www.afrotc.com. Acessado em: 1 ago. 2023.
WONG, Leonard; BLIESE, Paul; MCGURK, Dennis. Military leadership: A context specific review. The Leadership Quarterly, vol. 14, no 6, p. 657–692, dez. 2003. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2003.08.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2003.08.001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Julival Queiroz de Santana, Francisco Antonio Pereira Fialho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.