Seminário de extensão, desafios e inovações na prática da produção acadêmica em Ciências Policiais

relato de experiência

Autores

  • Silvana Rodrigues de Souza Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM)
  • Luciana Mara Silva Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM).
  • Sérgio Ricardo Trombetta Academia de Polícia Militar da Trindade
  • Alexandre Lucas Schütz Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)

DOI:

https://doi.org/10.36776/ribsp.v8i20.306

Palavras-chave:

Ciências Policiais, pesquisa científica, produção acadêmica, seminário de extensão, inteligência artificial

Resumo

O reconhecimento das Ciências Policiais como uma nova área do saber no Brasil representa um avanço significativo para a pesquisa e a formação acadêmica no campo da segurança pública. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vinculada à realização de um seminário de extensão fundamentado nas Ciências Policiais. O evento, organizado pela Faculdade de Polícia Militar da Trindade (APMT), teve como finalidade capacitar os participantes para a produção de trabalhos acadêmicos éticos e de qualidade, abordando temáticas como ética na escrita, direitos autorais, uso de inteligência artificial e metodologias de pesquisa, com vistas ao fortalecimento da produção científica na área. A avaliação da satisfação e do aprendizado dos participantes foi realizada por meio de questionário on-line aplicado após o seminário. Os resultados indicam que os objetivos propostos foram alcançados, promovendo práticas éticas e inovação na pesquisa em Ciências Policiais, além de fomentar futuras iniciativas educacionais. A participação mais efetiva de coordenadores e instrutores das disciplinas da APMT foi apontada como aspecto a ser aprimorado, tendo em vista sua relevância na disseminação do conhecimento junto aos alunos, contribuindo para o aprimoramento das produções acadêmico-científicas. Em função da repercussão positiva do seminário, sugeriu-se a criação de um curso com maior carga horária, voltado exclusivamente à produção científica em Ciências Policiais, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos nas diferentes etapas da pesquisa e da escrita acadêmica.

Biografia do Autor

Silvana Rodrigues de Souza, Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM)

Docente e Auxiliar de Pesquisa na Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM). Possui Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com estágio na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, Paris, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq) e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq). Sua experiência na área educacional contempla atuação na Educação Infantil e Séries Iniciais e atividades acadêmicas, sobretudo, nas subáreas Sociologia e História da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Desenvolve estudos e pesquisas com foco nos seguintes temas: desigualdades sociais e escolares, democratização do acesso ao ensino superior, meritocracia escolar e justiça escolar. 

CV: http://lattes.cnpq.br/2440515165458163

 

Luciana Mara Silva, Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM).

Doutora em Ciência da Informação pela UFSC. Atuou como docente na Unisul Digital, ministrando a disciplina Metodologia para Estudo de Caso (2007-2013). Foi tutora do Curso de Especialização - Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (EaD). É docente na Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (Fapom). Atua como bibliotecária na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) coordenando as bibliotecas do Campus Universitário Pedra Branca, Florianópolis e Unisul Digital. Coordenadora do Repositório Institucional da Unisul (Riuni). Representa a Unisul no Grupo de Bibliotecários de Informação em Ciências da Saúde do Brasil. Atua na área de ciência da informação, informação e comunicação, fluxos de informação, produção e comunicação da informação, repositório institucional, ciência e pesquisa, metodologia científica, metodologia da pesquisa, fontes de informação, biblioteca universitária com ênfase nos serviços de referência e gestão de pessoas. Integrante do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade vinculadas a Universidade Federal de Santa Catarina http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0253206695837277 Integrante do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Sociedade, Segurança e Cidadania, do(a) Universidade do Sul de Santa Catarina.

CV: http://lattes.cnpq.br/3005116350546030

Sérgio Ricardo Trombetta, Academia de Polícia Militar da Trindade

Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2013), graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002) e graduação em Gestão Financeira pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Atualmente é Sargento e Instrutor na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. Exerce suas atividades da Divisão de Pesquisa e Extensão. Mestrando no PPG em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoal.

CV: http://lattes.cnpq.br/4426738605526510

Alexandre Lucas Schütz, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)

Possui licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça (2012). Possui Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Preservação da Ordem Pública pela Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (2019). Possui Especialização em Gestão do Meio Ambiente: Políticas Públicas, Direito e Análise Ambiental pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2012). Tem experiência em monitoria, tendo atuado como monitor nos cursos de formação e aperfeiçoamento de praças da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Tem experiência na área de Educação, em andragogia, ministrando aulas aos policiais militares dos cursos de formação e aperfeiçoamento de praças da PMSC. Tem experiência na área de Educação, com crianças e jovens, ministrando aulas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) nos municípios da região metropolitana de Florianópolis. Tem experiência como técnico administrativo e educacional, tendo atuado na divisão de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina. Atualmente é sargento da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

CV: http://lattes.cnpq.br/8269533336181916

Referências

BRASIL. Inclusão das Ciências Policiais no rol das ciências estudadas no Brasil. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/132881-pces945-19/file. Acesso em: 30 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Como Citar

Rodrigues de Souza, S., Silva, L. M., Trombetta, S. R., & Schütz, A. L. (2025). Seminário de extensão, desafios e inovações na prática da produção acadêmica em Ciências Policiais: relato de experiência. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 8(20), 153–162. https://doi.org/10.36776/ribsp.v8i20.306

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Relatório de Viagens de Estudo