Seminário de extensão, desafios e inovações na prática da produção acadêmica em Ciências Policiais
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36776/ribsp.v8i20.306Palavras-chave:
Ciências Policiais, pesquisa científica, produção acadêmica, seminário de extensão, inteligência artificialResumo
O reconhecimento das Ciências Policiais como uma nova área do saber no Brasil representa um avanço significativo para a pesquisa e a formação acadêmica no campo da segurança pública. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vinculada à realização de um seminário de extensão fundamentado nas Ciências Policiais. O evento, organizado pela Faculdade de Polícia Militar da Trindade (APMT), teve como finalidade capacitar os participantes para a produção de trabalhos acadêmicos éticos e de qualidade, abordando temáticas como ética na escrita, direitos autorais, uso de inteligência artificial e metodologias de pesquisa, com vistas ao fortalecimento da produção científica na área. A avaliação da satisfação e do aprendizado dos participantes foi realizada por meio de questionário on-line aplicado após o seminário. Os resultados indicam que os objetivos propostos foram alcançados, promovendo práticas éticas e inovação na pesquisa em Ciências Policiais, além de fomentar futuras iniciativas educacionais. A participação mais efetiva de coordenadores e instrutores das disciplinas da APMT foi apontada como aspecto a ser aprimorado, tendo em vista sua relevância na disseminação do conhecimento junto aos alunos, contribuindo para o aprimoramento das produções acadêmico-científicas. Em função da repercussão positiva do seminário, sugeriu-se a criação de um curso com maior carga horária, voltado exclusivamente à produção científica em Ciências Policiais, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos nas diferentes etapas da pesquisa e da escrita acadêmica.
Referências
BRASIL. Inclusão das Ciências Policiais no rol das ciências estudadas no Brasil. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/132881-pces945-19/file. Acesso em: 30 jan. 2024.
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