EXTENSION SEMINAR CHALLENGES AND INNOVATIONS IN THE PRACTICE OF ACADEMIC PRODUCTION IN POLICE SCIENCES: EXPERIENCE REPORT

relato de experiência

Authors

  • Silvana Rodrigues de Souza Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM)
  • Luciana Mara Silva Trindade Military Police Academy/Santa Catarina State University
  • Sérgio Ricardo Trombetta Academia de Polícia Militar da Trindade
  • Alexandre Lucas Schütz Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)

DOI:

https://doi.org/10.36776/ribsp.v8i20.306

Keywords:

Ciências Policiais, pesquisa científica, produção acadêmica, seminário de extensão, inteligência artificial

Abstract

The recognition of Police Sciences as a new academic field in Brazil marks a significant advancement in research and higher education within the realm of public security. This study reports on the experience of organizing an extension seminar grounded in the principles of Police Sciences. The event, promoted by the Faculty of Military Police of Trindade (APMT), aimed to equip participants with the skills to produce ethical and high-quality academic work. Topics included academic ethics, copyright, the use of artificial intelligence, and research methodologies, with the overarching goal of strengthening scientific production in the field. Participant satisfaction and learning outcomes were assessed through an online questionnaire administered after the seminar. Results indicate that the seminar's objectives were successfully met, fostering ethical practices and innovation in Police Sciences research while encouraging future educational initiatives. One key area for improvement identified was the need for more active involvement of course coordinators and instructors from APMT, given their critical role in disseminating knowledge to students and enhancing academic-scientific outputs. In light of the seminar’s positive impact, the creation of a more comprehensive course focused exclusively on scientific production in Police Sciences was proposed, aiming to deepen knowledge across the various stages of research and academic writing.

Author Biographies

Silvana Rodrigues de Souza, Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM)

Docente e Auxiliar de Pesquisa na Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM). Possui Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com estágio na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, Paris, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq) e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq). Sua experiência na área educacional contempla atuação na Educação Infantil e Séries Iniciais e atividades acadêmicas, sobretudo, nas subáreas Sociologia e História da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Desenvolve estudos e pesquisas com foco nos seguintes temas: desigualdades sociais e escolares, democratização do acesso ao ensino superior, meritocracia escolar e justiça escolar. 

CV: http://lattes.cnpq.br/2440515165458163

 

Luciana Mara Silva, Trindade Military Police Academy/Santa Catarina State University

Doutora em Ciência da Informação pela UFSC. Atuou como docente na Unisul Digital, ministrando a disciplina Metodologia para Estudo de Caso (2007-2013). Foi tutora do Curso de Especialização - Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (EaD). É docente na Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (Fapom). Atua como bibliotecária na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) coordenando as bibliotecas do Campus Universitário Pedra Branca, Florianópolis e Unisul Digital. Coordenadora do Repositório Institucional da Unisul (Riuni). Representa a Unisul no Grupo de Bibliotecários de Informação em Ciências da Saúde do Brasil. Atua na área de ciência da informação, informação e comunicação, fluxos de informação, produção e comunicação da informação, repositório institucional, ciência e pesquisa, metodologia científica, metodologia da pesquisa, fontes de informação, biblioteca universitária com ênfase nos serviços de referência e gestão de pessoas. Integrante do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade vinculadas a Universidade Federal de Santa Catarina http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0253206695837277 Integrante do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Sociedade, Segurança e Cidadania, do(a) Universidade do Sul de Santa Catarina.

CV: http://lattes.cnpq.br/3005116350546030

Sérgio Ricardo Trombetta, Academia de Polícia Militar da Trindade

Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2013), graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002) e graduação em Gestão Financeira pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Atualmente é Sargento e Instrutor na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. Exerce suas atividades da Divisão de Pesquisa e Extensão. Mestrando no PPG em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoal.

CV: http://lattes.cnpq.br/4426738605526510

Alexandre Lucas Schütz, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)

Possui licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça (2012). Possui Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Preservação da Ordem Pública pela Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (2019). Possui Especialização em Gestão do Meio Ambiente: Políticas Públicas, Direito e Análise Ambiental pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2012). Tem experiência em monitoria, tendo atuado como monitor nos cursos de formação e aperfeiçoamento de praças da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Tem experiência na área de Educação, em andragogia, ministrando aulas aos policiais militares dos cursos de formação e aperfeiçoamento de praças da PMSC. Tem experiência na área de Educação, com crianças e jovens, ministrando aulas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) nos municípios da região metropolitana de Florianópolis. Tem experiência como técnico administrativo e educacional, tendo atuado na divisão de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina. Atualmente é sargento da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

CV: http://lattes.cnpq.br/8269533336181916

References

BRASIL. Inclusão das Ciências Policiais no rol das ciências estudadas no Brasil. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/132881-pces945-19/file. Acesso em: 30 jan. 2024.

Published

2025-10-07

How to Cite

Rodrigues de Souza, S., Silva, L. M., Trombetta, S. R., & Schütz, A. L. (2025). EXTENSION SEMINAR CHALLENGES AND INNOVATIONS IN THE PRACTICE OF ACADEMIC PRODUCTION IN POLICE SCIENCES: EXPERIENCE REPORT: relato de experiência. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP), 8(20), 153–162. https://doi.org/10.36776/ribsp.v8i20.306

Issue

Section

Relato de Experiência ou Relatório de Viagens de Estudo