VITIMIZAÇÃO POLICIAL

Estudo das violências sofridas por integrantes da Polícia Militar de Mato Grosso durante o período de folga

Autores

  • Rodrigo Varela Ferreira Polícia Militar de Mato Grosso
  • Victor Hugo Cabelho Polícia Militar de Mato Grosso
  • Edson Benedito Rondon Filho Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP http://orcid.org/0000-0003-4267-2393

Palavras-chave:

Violência, Vitimização policial militar, Período de folga, Formação policial

Resumo

Esta pesquisa objetiva conhecer a vitimização policial na Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) durante o período de folga. O problema de pesquisa é: qual a interferência do treinamento oferecido nos cursos de formação da PMMT na capacitação dos militares para atuação em ocorrências durante o seu período de folga quando estes figuram como vítimas do crime e da violência? A hipótese levantada é que a falta de preparação na formação representa uma causa possível para vitimização do policial nas horas de folga, mas pode não ser preponderante em razão de outros fatores de risco. A pesquisa possui abordagem quanti-qualitativa, através do método hipotético-dedutivo. Os dados foram coletados por pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário on-line. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese e indicativos de que a atual metodologia de treinamento ofertada pela instituição necessita ser repensada.

Biografia do Autor

Rodrigo Varela Ferreira, Polícia Militar de Mato Grosso

Capitão da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV).

Victor Hugo Cabelho, Polícia Militar de Mato Grosso

Capitão da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV).

Edson Benedito Rondon Filho, Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP

Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFRGS, na linha de Violência, Criminalização, Cidadania e Direito com estágio doutoral (sanduíche) junto ao Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP) / França (2013). Mestre em Educação (IE/ UFMT - 2008). Especialista em Inteligência de Segurança Pública pela FAECC - UFMT (2008). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela FAECC- UFMT (2003). Bacharel em Ciências Sociais (UFMT - 2010). Bacharel em Direito pela UFMT (2001). Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás (1994). Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Diretor do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Segurança Pública.

Downloads

Publicado

2020-05-21

Como Citar

Varela Ferreira, R., Hugo Cabelho, V., & Benedito Rondon Filho, E. (2020). VITIMIZAÇÃO POLICIAL: Estudo das violências sofridas por integrantes da Polícia Militar de Mato Grosso durante o período de folga. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 3(6), 9–52. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/61