MODELO DE AVALIAÇÃO MULTINÍVEL

estudo de caso da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Multinível, Universidade Corporativa, Universidade Corporativa em Rede, Epistemologias da Avaliação, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o modelo de avaliação multinível à luz das epistemologias de avaliação da aprendizagem e das diretrizes do Modelo UCR, de maneira a propor um modelo de avaliação que promova a aprendizagem individual e a transferência da aprendizagem para a prática do trabalho, a avaliação de desempenho e de competência dos docentes e da execução das ações educativas, bem como a abrangência e o impacto dos resultados no desenvolvimento organizacional. Trata-se de pesquisa teórico-empírica de abordagem qualitativa, que promove um diálogo subjetivo entre as diretrizes do modelo UCR e as epistemologias de avaliação identificadas na literatura. Este estudo avança para os modelos de avaliação em múltiplos níveis, aplicando e validando o Modelo no sistema de educação corporativa da Polícia Rodoviária Federal, organização pública de alta complexidade.

Biografia do Autor

Patricia Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC).

Fernanda Kempner-Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC).Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas (2002) e Gestão Financeira e Contábil (2008). Graduada em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (2001). Membro do Grupo de Pesquisa ENGIN Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação. Possui experiência como docente, atuando principalmente nas disciplinas: administração da produção, gestão de pessoas e gestão da qualidade.

Graziela Grando Bresolin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC).

Henrique Mourão Camarinha Neto, Polícia Rodoviária Federal

Possui graduação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Atualmente é chefe da divisão de avaliação da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal.

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Publicado

2021-05-26

Como Citar

Freire, P., Kempner-Moreira, F., Grando Bresolin, G., & Mourão Camarinha Neto, H. (2021). MODELO DE AVALIAÇÃO MULTINÍVEL: estudo de caso da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 4(9), 9–26. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/94