A ABORDAGEM POLICIAL E A BUSCA PESSOAL COMO INSTRUMENTOS DA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR

um estudo sobre seus aspectos legais

Autores

Palavras-chave:

Segurança Pública, Abordagem Policial, Busca Pessoal

Resumo

Este trabalho discute a abordagem policial e a busca pessoal como instrumentos legais presentes na atividade policial e assegurados como mecanismos de segurança pública em defesa da cidadania e dos direitos dos cidadãos. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e utilizou como fonte de pesquisa a legislação específica sobre o tema abordado, além de conceitos de autores do direito e da segurança pública. Desta forma, este estudo surge como uma tentativa de se desvelar alguns aspectos legais envoltos à abordagem policial e à busca pessoal, além de contribuir para o estímulo à pesquisa e à discussão deste tema tão delicado e necessário de conhecimento, visto seu aspecto de cerceamento temporário de alguns direitos individuais. A abordagem policial e a busca pessoal possuem fundamental importância como ferramenta efetiva de ação preventiva da segurança pública e estão alicerçados no ordenamento jurídico nacional. Este estudo traz à tona algumas das dificuldades enfrentadas pelo policial militar que atua diretamente entre o ordenamento jurídico e a opinião pública.

Biografia do Autor

Leandro de Abreu Andrade, PMCE

Mestre em Educação (2019-2021) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar (2020-2021) e em Gestão de Segurança Pública (2019-2020). Bacharel em Administração. Policial Militar do Ceará, Instrutor da Academia de Segurança Pública do Ceará (AESP), Professor e Monitor do 3º Colégio da Polícia Militar.

CV: http://lattes.cnpq.br/3838308287490757

Downloads

Publicado

2022-05-05

Como Citar

de Abreu Andrade, L. (2022). A ABORDAGEM POLICIAL E A BUSCA PESSOAL COMO INSTRUMENTOS DA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR: um estudo sobre seus aspectos legais. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 5(11), 188–199. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/126