CRIMINALIDADE NO BRASIL

motivações e percepções multifatoriais

Authors

Keywords:

Crime, Padrões cognitivos, Criminalidade, Segurança Pública, Sociedade

Abstract

The objective of this work was to identify the antecedents of the population's adherence to crime, as well as the existence of cognitive patterns that could contribute to criminality, in order to propose actions for persuasion and changing the population's attitudes towards criminal behavior. For this, a qualitative and exploratory research was carried out through semi-structured interviews. Among the predisposing factors for crime, it was found that social conditions are quite relevant. In the social sphere, it was identified that the social relationship network that people live with from an early age can influence crime.

Author Biographies

Cid Gonçalves Filho, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Coordenador do Curso de Engenharia da Computação. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Fumec 2014-2015.É Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC.É professor titular do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração e professor titular/pesquisador da Universidade FUMEC desde 2004. Autor de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.Recebeu premiações nacionais nacionais e internacionais.Foi convidado como professor visitante do MIT a atuou como assistente de pesquisa na NESTBOSTON, associada ao Projeto PIRP Harvard University. Foi Coordenador do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados desde 1987, e Coordenador de Sistemas no BEMGE e Analilsta da PROBAM S/A por cerca de 20 anos.Publicou um artigo A1 nos últimos dois quadriênios em Journal internacional, e busca o mesmo em 2017-2020 com submissões realizadas.É co-fundador da CBRA - Consumer-Brand Relationship Association.Foi lider de Grupo Comportamento do Consumidor Anpad por dois anos e é Lider de Grupo em CBR.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, marcas, marketing viral e mobile, lealdade e empreendedorismo/inovação. Tem experiencia na área de Tecnologia da Informação como Analilsta, Coordenador de Sistemas e Coordenador de Cursos de Lato Sensu, Tecnologo e Graduação.Linha de Pesquisa: Estratégia e Tecnologias em Marketin.

CV: http://lattes.cnpq.br/3574306384505737 

Stanley Araújo Pena, Universidade FUMEC

Doutorando em Administração pela Universidade FUMEC. É Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD (2013): Gestão Estratégica das Organizações - Gestão Pública. Possui Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Cesumar (2017) e Graduação em Ciências Militares pela Academia da Polícia Militar de Minas Gerais (2009). É Capitão da Polícia Militar de Minas Gerais e professor da Faculdade Pitágoras, onde leciona nos cursos de Engenharias, Sistemas de Informação e Administração.

CV: http://lattes.cnpq.br/2788915842391085

Published

2021-05-26

How to Cite

Gonçalves Filho, C., & Araújo Pena, S. (2021). CRIMINALIDADE NO BRASIL: motivações e percepções multifatoriais. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 4(9), 27–56. Retrieved from https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/95