A “CRISE ORGÂNICA” ESTIMULADA NA SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Gilberto Protásio dos Reis
  • Dequex Araújo Silva Júnior

Palavras-chave:

Gramscismo, Segurança Pública, Crise Orgânica, Revolução Cultural, Criminalidade

Resumo

O artigo questiona o senso comum de que todos os setores que se identificam como sendo de de atenção aos problemas da criminalidade e segurança pública para o compreender e controlar estejam trabalhando para a redução dos índices de delitos e em prol da ordem pública. Analisa o paradoxo observável entre aumento dos investimentos em estruturação de órgãos e legislação dedicados à segurança pública, aludindo a isso como ponto positivo dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, e o aumento da criminalidade no Brasil no mesmo período e na sequência a isso, argumentando que a causa dessa incoerência foi a aplicação da agenda revolucionária de Antonio Gramsci pela classe intelectual, por vezes atuante no próprio governo. Ao final, os autores sugerem a maior atenção das autoridades policiais às ideias e implicações do gramscismo, como condição para estabilizar e reverter o problema no Brasil.

Biografia do Autor

Gilberto Protásio dos Reis

Doutor em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Pós-graduado “Lato sensu” em Gestão Estratégica da Segurança Pública e Especialista em Segurança Pública. Presidente do Conselho Editorial da Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (ibsp.org.br). Currículo Lattes: < http://lattes.cnpq.br/4271140603320731 >.

Dequex Araújo Silva Júnior

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia/ Universidade Estadual da Bahia. Especialista em Gestão Publica pela Universidade Salvador. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Batista Brasileira. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira. Currículo Lattes: < http://lattes.cnpq.br/1455748373661314>.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Protásio dos Reis, G., & Araújo Silva Júnior, D. (2018). A “CRISE ORGÂNICA” ESTIMULADA NA SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 1(2), 48–70. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/33

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)