SUSTENTABILIDADE NA POLÍTICA PÚBLICA DE DEFESA SOCIAL

Um novo olhar é possível?

Autores

  • Gustavo Itaborahy Lott Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP
  • Gilberto Protásio dos Reis Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP
  • Joaquim Adelson Cabral de Souza Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP

Palavras-chave:

Palavras-chave: Paideia social, família, sustentabilidade, Distúrbio do Déficit na Capacidade de Resolver Problemas (DDCRP) e o Distúrbio do Déficit de Compaixão (DDC).

Resumo

RESUMO: Analisa, a partir de dados coletados em Minas Gerais e de perspectivas operacionais de um programa de relacionamento da Polícia Militar mineira com as famílias, as condições, os sujeitos e os papeis ideais de uma política de Estado de defesa social, demonstrando que a terceirização da educação pela qual são responsáveis diretas a família e a escola, tem provocado, indiretamente, aumento da criminalidade no público infanto-juvenil, e que o baixo envolvimento de atores importantes do processo de prevenção – extrínsecos ao âmbito da polícia e do Judiciário – tem sido causa de pelo menos dois adoecimentos desse público, com reflexos na geração de violência: o Distúrbio do Déficit na Capacidade de Resolver Problemas (DDCRP) e o Distúrbio do Déficit de Compaixão (DDC).

Biografia do Autor

Gustavo Itaborahy Lott, Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP

Bacharelando em Direito na Faculdade Milton Campos, atualmente no 10° Período. É Estagiário na sede estadual do Instituto Brasileiro de Segurança, em Belo Horizonte-MG.

Gilberto Protásio dos Reis, Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP

Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais. Doutor em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte - MG. E-mail: protasiogilberto@gmail.com. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (www.ibsp.org.br)

Joaquim Adelson Cabral de Souza, Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP

Coronel da Reserva da PMMG. Cidadão honorário de Belo Horizonte.Advogado inscrito na OAB/MG Nr 158852. Possui Mestrado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2002), graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Policia Militar de Minas Gerais (1987). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Defesa Social. Atualmente, ministra aula de Direito Constitucional e Direito Penal na Academia de Polícia Militar

Downloads

Publicado

2020-01-07

Como Citar

Itaborahy Lott, G., Protásio dos Reis, G., & Cabral de Souza, J. A. (2020). SUSTENTABILIDADE NA POLÍTICA PÚBLICA DE DEFESA SOCIAL: Um novo olhar é possível?. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 2(5), 129–149. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/58

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)