A “SINDÉRESE” COMO BASE PARA ENTENDER A MENTALIDADE CRIMINOSA

Freud (ou algum outro do mesmo paradigma) explica?

Autores

  • Gilberto Protásio dos Reis Instituto Brasileiro de Segurança Pública
  • Letícia de Sousa Moreira PUC Goiás
  • Victor Augusto de Azevedo Ferreira

Palavras-chave:

Habitus, sindérese, consciência, comportamento, criminalidade

Resumo

O artigo mostra que a Psicologia do Desenvolvimento do século XXI vem fazendo descobertas que reforçam a Psicologia Medieval, que afirmava a característica mental universal e inata de discernimento moral em toda pessoa humana. Analisa a influência do nominalismo e do empirismo, como produtores de alheamento a essa realidade por parte de variados pensadores atuais do campo da Psicologia. Como via para a superação desse problema, situa a “sindérese” no âmbito de alcance da palavra “habitus” e, embasa as considerações em alguns resultados de duas pesquisas de campo da Sociologia do Crime. Ao final, argumenta que essas duas palavras gregas são importantes para a compreensão da mentalidade que precede a conduta criminosa.   

Biografia do Autor

Gilberto Protásio dos Reis, Instituto Brasileiro de Segurança Pública

Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro/MG, Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. É cofundador do Instituto Brasileiro de Segurança Pública e o atual Presidente do seu Conselho Editorial. Integrou comissão executiva e de pesquisa na Secretaria Nacional de Segurança Pública e na Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.

Letícia de Sousa Moreira, PUC Goiás

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestre e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília, colaboradora em 2015/2016 no Programa Qualidade de Vida, da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Major da Polícia Militar de Tocantins. É membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública.

Victor Augusto de Azevedo Ferreira

Bacharel em Psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros. Mestrando em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Downloads

Publicado

2018-10-21

Como Citar

Protásio dos Reis, G., de Sousa Moreira, L., & de Azevedo Ferreira, V. A. (2018). A “SINDÉRESE” COMO BASE PARA ENTENDER A MENTALIDADE CRIMINOSA: Freud (ou algum outro do mesmo paradigma) explica?. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 1(2), 112–134. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/36

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)