VIOLÊNCIA NO RECÔNCAVO BAIANO: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA

Autores

  • Luís Henrique Costa Ferreira PCBA

Palavras-chave:

Violência, educação, Bahia, análise multivariada, homicídio

Resumo

Esta pesquisa, de caráter exploratório, teve como objetivo estudar as inter-relações entre as variáveis, taxa de matrícula no ensino médio, taxa de matrícula no ensino fundamental, densidade demográfica, rendimento nominal mensal, população ocupada, Índice GINI, PIB per capita e taxa de homicídio, representando as dimensões EDUCAÇÃO, ECONOMIA, TRABALHO E RENDA, DESIGUALDADE SOCIAL e VIOLÊNCIA, com o emprego da análise multivariada. O objeto do estudo foram os municípios que constituem o Território de Identidade do Recôncavo Baiano. Como resultados observou-se que as variações entre os municípios não  são influenciada,s de modo expressivo, pelas taxas de homicídios. Elas são explicadas pelas dimensões TRABALHO E RENDA e EDUCAÇÃO. A dimensão VIOLÊNCIA recebe fortes influências das taxas de homicídios,  dos PIB(s) e das taxas de matrículas no ensino médio. Sendo que a correlação positiva com a última leva a despertar um sinal de alerta sobre o significado dela como indicador de indutor de inclusão social e demonstra que no caso analisado a simples matrícula no ensino não significa que esteja ocorrendo uma política de  educação inclusiva.

Biografia do Autor

Luís Henrique Costa Ferreira, PCBA

Mestre em Segurança ´Pública, Justiça e Cidadania. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1986), graduação em Bacharelado Em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1994) e graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1986). Atualmente é Delegado de Policia Civil Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Costa Ferreira, L. H. (2020). VIOLÊNCIA NO RECÔNCAVO BAIANO: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA. Revista Do Instituto Brasileiro De Segurança Pública (RIBSP) - ISSN 2595-2153, 2(5), 150–170. Recuperado de https://revista.ibsp.org.br/index.php/RIBSP/article/view/59